Tudo sobre Tablet Android e Tecnologia

Visitantes

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Os Tablets substitui notbooks?

É possível substituir um note/netbook por um tablet?


Baseados nas minhas recentes aventuras com meu Galaxy Tab, vou tentar expor algumas dificuldades e os triunfos de substituir um note/netbook por um tablet, nas funções cotidianas. Se você pretender substituir funções avançadas realizadas em um dispositivo windows/linux/mac, já sabe qual a resposta né? Basicamente tem-se que perceber que os tablets, mesmos os mais avançados, não tem tanta robustez que um netbook por exemplo, agora imagine um notebook. Então quero apenas clarificar as idéias de quem quer um tablet pra as tarefas simples do dia a dia, e tem medo se o mesmo será capaz de realizá-las.
Bom, antes de expor a história em si, vou falar das minhas motivações. Sou professor em uma faculdade, e portanto sempre necessitei trabalhar com um notebook de um lado, e um datashow de outro. Por vários anos assim foi, até que no ano passado resolvi arriscar com um netbook. Apesar dos medos de que o netbook não serio robusto o suficiente para reproduzir meus videos (e eu uso muitos videos!) sem aquelas engasgadas, o meu netbook Philco com processador Atom N450 deu conta do recado e por 1 ano o utilizei dessa forma. Esse ano, após muito pensar e muito refletir, resolvi arriscar a minha saga com um tablet.
Primeiro ponto, qual tablet escolher? Bem, na minha cabeça existiam 4 opções viáveis (por preço e por robustez do sistema): Asus Transformer, Samsung Galaxy Tab 7′, Motorola Xoom e Apple Ipad. O primeiro desqualificado foi o Ipad, principalmente pelo sistema que não me agrada (motivos pessoais e até mesmo imbasados), segundo pelo preço dos acessórios originais e finalmente pelo deficiente suporte a flash. O Asus transformer sempre me cativou, mas é bem complicado encontrar dados sobre ele (principalmente a 4 meses atrás) e vê-lo em uma loja na minha cidade foi impossível, então também não rolou. ao observar em uma loja o Gtab e o Xoom, cuidadosamente, minha mente foi a mil. O Xoom realmente é mais bonito e robusto, sem falar no Android Honeycomb, porém uma coisa foi determinante na minha escolha pelo Samsung Galaxy tab: a tv digital (disponível no modelo P1000 somente, o P1010 não tem 3g nem tv). Mas não se engane, a qualidade da imagem não é tão boa assim, porém como eu queria ter como ver jogos enquanto estivesse na faculdade isso foi realmente decisivo.
Já na sala de aula, apanhei muito para me adaptar.
Primeiro ponto: projeção
Tenho um projetor Epson S5+ que não é nem de longe um projetor de última geração, nem hdmi tem. Sendo assim comprei um cabo tv/out original da samsung e foi batata, o mesmo projeta totalmente o que aparece na tela do tablet, quando orientado verticalmente fica meio estranho, mas quando na horizontal fica perfeito. Mas, aí veio outra questão. O Gtab tem uma saída somente, portante não era possível carregar o mesmo e projetá-lo ao mesmo tempo, como seria necessario quando a bateria estivesse acabando. Assim tive que durante algum tempo carregá-lo todos os dias para não correr risco da bateria acabar comigo no meio de uma aula. 

Desesperado por uma solução, encontrei um cabo que seria a minha salvação em um conhecido site de gadgets da china, um cabo que tem usb e tv/out juntos (veja figura ao lado). Comprei o cabo pelo site, e 20 dias depois voilá, cá estava eu projetando minhas aulas e carregando o tablet ao mesmo tempo. Problemas físicos solucionados.

Segundo ponto: software
Antes de comprar meu tablet, dei uma boa pesquisada na internet sobre principalmente os apps que visualizam e editam arquivos do office do windows. Também me preocupei com os apps de video (que reconhecessem vários codecs) e se o hardware do tablet seria capaz de rodar esses apps sem travar. Mas não havia certezas, o jeito era arriscar. Logo após comprar o meu tablet testei vários apps de office e players de video, e encontrei os meus favoritos que cumprem bem o papel do que eu preciso. Primeiro posso indicar os ótimos Thinkfree (pago porém vem padrão no Samsung Galaxy) e o Documents do to (pago) como os principais aplicativos office para android (veja no fim do artigo os links para download). Infelizmente, existem muitas diferenças entre todos aplicativos com essa função, principalmente em relação a comandos (cada um encontrou uma solução diferente para a falta to botão esquerdo do mouse) e visualização. De todos que eu testei, apenas o Thinkfree consegue realmente editar arquivos do powerpoint, os outros apenas editam os textos, e ainda não consegui um app office que ao visualizar arquivos do powerpoint, apresentasse as animações de arquivos gif. Para players de video, a saga foi igualmente longa, após vários testes com resultados que variam da dessincronia de video com audio ao não reconhecimento de codecs e legendas, posso indicar os ótimos MoboPlayer (grátis) e QQplayer (grátis). Outros aplicativos auxiliam bastante a praticidade do tablet, como o Tapatalk (pago) que é um aplicativo para acesso a fóruns e o Camscanner (grátis com limitações) que transforma a câmera do tablet em um scanner portátil.
Conclusão
Agora, 4 meses após o início da minha saga, estou satisfeito com o resultado e a perfomance do tablet. Alguns fatores precisam ainda ser avaliados caso deseje entrar em uma jornada como a minha. O primeiro e mais importante talvez seja o quanto quer gastar. Quem não quer gastar um pouco mais e pretende comprar um tablet de baixo custo provavelmente não conseguirá fazer essa substituição com muito sucesso, salvo as excessões dos que desejam apenas um navegador de internet móvel, que não estariam preocupados realmente com essa substituição. Para o uso de videos e programas de produção básicos (como office e edição básica de fotos) são necessários requisitos mínimos de hardware, e esses tablets chingling não seriam capazes, realmente.
Outra questão igualmente importante é o quanto será necessário digitar no seu novo tablet. Se você eventualmente tiver que digitar muitos emails, ou redigir textos complexos e longos, o tablet pode não ser uma boa idéia. Sei que encontrarei resistencia nesse aspecto, mas digitar na tela touchscreen é um saco! Dá bem pra quebrar um galho para digitar notas ou emails curtos, mas imagino que digitar muita coisa com ele é insuportável. Esse ponto não é realmente importante pois existem vários teclados sem fio disponíveis para os tablets, inclusive para o Samsung Gtab.
O bom senso é fundamental a cada um que desejar fazer essa troca. Deve-se ponderar sobre o consumo de energia, a capacidade de processamento com relação ao que deseja fazer, e necessidade de mobilidade. É possível substituir um note/netbook por um tablet, desde que suas necessidades se adequem a esse tablet. E você, quais suas experiências?
Aplicativos sugeridos



10,000 downloads, 395 ratings (3.2 avg)



>250,000 downloads, 36313 ratings (4.1 avg)



>250,000 downloads, 28544 ratings (4.5 avg)



>250,000 downloads, 13652 ratings (4.3 avg)



50,000 downloads, 13678 ratings (4.4 avg)



>250,000 downloads, 24470 ratings (4.4 avg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário